Como SEO Aumenta as Vendas Online?

A Sua Empresa ou loja online vai aumentar as vendas em 2018?

No mundo ocidental poucos são os que não estão já familiarizados com a utilização da internet. Nalguns países mais do que em outros, mas a utilização da rede mundial de computadores esta’ precisamente globalizada e massificada. Quando alguém procura um serviço ou produto que não sabe onde encontrar, a fonte utilizada e’ quase exclusivamente a internet. E isto são boas noticias para quem já tem um produto ou serviço para vender, pois tornou-se muito mais simples ser descoberto pelas pessoas interessadas em adquiri-los. No entanto, e devido ‘a referida massificação, também ha já bastante concorrência. Com elevada probabilidade, haverá dezenas de pessoas a vender o seu serviço ou produto. Então como chegar ate ao potencial cliente, ou seja, ate a pessoa que procura um determinado produto ou serviço? Através dos motores de busca mais importantes do mundo,ou seja o Google, Bing, Baidu e Yahoo. E os números de pessoas a utilizar a internet aumenta drasticamente a cada ano que passa, estando atualmente a chegar a zonas rurais de economias subdesenvolvidas no hemisfério Sul. Desta forma, pelo simples facto de que ha mais potenciais clientes a começar a usar a internet todos os dias, a tendencia de comercio online tem uma vincada tendencia para aumentar.

Como Vender na Internet?

O que poucas pessoas sabem é que 79% de todo o acesso a sites no mundo é feito através do Google, e que o Google possui um manual de boas práticas de como adequar e estar apto a ser exibido com mais notoriedade para as palavras-chave de pesquisa mais relevantes para o seu produto/serviço. Por outras palavras, e’ muito importante surgir nos primeiros lugares do Google para as palavra-chave relacionadas com o seu produto ou serviço, pois este sera’ apresentado a pessoas que estão ativamente a procurar o que a sua empresa tem para vender. Alem disto, e de acordo com chitika.com (empresa de marketing digital de renome), 91% das pessoas que pesquisam no Google visitam e ficam na primeira pagina, 4,8% visitam e ficam na segunda pagina. Ou seja, para vender na internet, o seu negocio/produto/serviço tem que aparecer na primeira pagina do Google, caso contrario esta a perder 72% (79%*91%) de todo o trafego da internet.

 

Sera o Google o melhor motor de busca para anunciar o nosso negocio/produto/serviço?

Em 2017 o Google contabilizou 79% de todas as pesquisas realizadas a nivel mundial em computadores, seguido pelo Bing 7,27%, Baidu 6,55% e Yahoo 5,06%.

Como aparecer em primeiro lugar no Google, para as palavras chave mais relevantes para o meu negocio/ser viço/produto?

Para aparecer em primeiro lugar no Google ha duas alternativas:

1) Pagar o serviço Adwords do Google. Desta forma os resultados são imediatos, basta pagar ao Google e o nosso site surge em primeiro lugar quando alguém pesquisar as palavras-chave que são relevantes para o nosso negocio. A desvantagem principal e’ que quando parar de pagar, o seu site volta a cair no esquecimento. Portanto o Adwords terá de ser considerado um custo permanente no seu negocio, caso queira manter o fluxo de clientes desta origem.

2) Contratar uma agencia de marketing digital para optimizar o seu site para determinadas palavras chave. Os resultados levam mais tempo a aparecer (entre 3 a 6 meses), mas quando aparecem o seu site permanecera por muito tempo nos lugares cimeiros da pesquisa orgânica, muito depois de ter parado de pagar a agencia que fez o trabalho de optimizacao.
Ha algumas vantagens adicionais se decidir obter os seus clientes através de pesquisas orgânicas e essas são:

a) De acordo com https://www.impactbnd.com/blog/seo-statistics, em media, 14,6% dos potenciais clientes que aparecem devido a pesquisa orgânica no Google realizam a compra, o que contrasta apenas com 1,4% dos que surgem através do Adwords. Ou seja, a taxa de conversão é muito superior quando o cliente chega ate nos atraves de resultados orgânicos no Google.

O Resultado da pesquisa do Google é baseado em muitos fatores, alguns dos principais são:

 A qualidade do seu conteúdo : Sera que o conteúdo que possuo no meu website esclarece as dúvidas do meu cliente, informa com clareza onde o meu negocio esta localizado, e do que se trata meu produto ou serviço?

A relevância do seu website: Dentro deste aspecto podemos citar vários factores, mas um dos principais
e mais decisivos é o tempo de permanência dos visitantes no seu website e a quantidade de cliques realizados na sua página, (o que está directamente ligado ao interesse que o seu conteúdo despertou e o nível de utilidade pratica que ele possui para as pessoas)

Actividade:  quantos likes ou comentários os posts do seu blog interno obteve, qual a frequência com que costuma carregar informação, produtos e promoções no seu site ? Estas questões são cada vez mais relevantes quando o assunto é ranking e autoridade.

Estrutura do Site: Seu website é fácil de navegar? possui ligações internas entre as pagina e os assuntos que podem interessar ao visitante?

Quando o Assunto é Loja Online temos de pensar fora da caixa:

Quando um visitante entra na sua loja online, ele tem acesso aos produtos, uma descrição, uma fotografia e um botão comprar, mas isto não é suficiente.
Para alguém decidir adquirir um produto pela internet, principalmente alguem mais conservador, podera ser necessaria alguma confirmação da sua idoneidade e transparência, algo que confirme que o cliente esta a fazer a opção correta e segura.Uma área de clientes parceiros no seu website e uma secção de testemunhos reais pode ajudar nesta missão.

Sera aconselhavel que uma Loja Online  tenha uma área de testemunhos reais, onde podem constar alguns link para ligação às redes sociais de quem testemunhou, isto claro previamente autorizado, o que oferecera credibilidade e segurança ao cliente. Muitas vezes algum tipo de verificacao de idoneidade como esta podera disparar a sua taxa de conversão e portanto de faturação.

A loja online deve informar não apenas sobre as características do seu produto mas sim como utiliza-lo. Para isto utilize vídeos tutoriais e artigos com explicações, (artigos originais e não cópia de outro sítio que já publicou o mesmo conteúdo, pois ai o efeito será contrario), que são formas de captar clientes, uma vez que ensinam os clientes a utilizar o seu produto, seja na sua loja online ou por exemplo so seu canal do Youtube.

O nome do domínio (domain name) do seu negocio na Internet:

O seu endereço de internet é algo muito importante, é um dos ativo mais importante da sua empresa, esta diretamente ligado ao nome da empresa, é a imagem da empresa. O seu domínio (www. nome de sua empresa .com) não vale apenas o valor do registo, essa taxa serve apenas para registar o domínio como propriedade da sua empresa. O seu domínio é um espaço que se ira valorizar ao longo dos anos, e portanto cabe ao empresário administra-lo da melhor maneira possível.

Nós da Topo SEO, trabalhamos com Marketing Digital e SEO, a nossa empresa impulsiona o seu site para os lugares mais altos no resultado de busca do Google de maneira orgânica e natural. Desta forma a sua empresa não ficara dependente de ter que pagar ao Google para receber visitantes. O investimento em SEO é entao um investimento feito num dos ativos mais importantes da sua empresa, o nome da empresa. E isto para que tenha resultados mais duradouros e sólidos através da sua presença na internet.

Esperamos que este artigo possa ter sido útil e caso tenha alguma questão, não hesite em entrar em contacto connosco.

Para receber uma avaliação gratuita do seu website  clique no botão abaixo:

 

Avaliação Gratuita